Rijeza…

Chiça,
Lá fora tá um frio do caraças
Daquele que embacia as vidraças
Quando lhe mandamos com o bafo.
Já liguei o aquecimento
Mas não sei mais o que faço
 
Não gosto de usar pijama
Adoro deitar-me descascado,
Debaixo das mantas, na cama.
E passear-me pela casa
Com a salada a badalar
E as partes baixas a apanhar ar.
 
Desculpem se sou ordinário
Mas não gosto de esconder nada
muito pelo contrário
não tenho muita vergonha na cara
 
Mas o frio não pára.
Já devia tar acostumado
E vestir roupa até ao pescoço
Mas sinto-me sufocado.
O frio chega-me ao osso
Mas não tou muito ralado.
Se ficar constipado
Vou ao médico, fico em casa
Faço um cházito, e logo passa
 
Mas que rijeza…
Eu sei que é normal
Faz parte da natureza
Mas tá um frio tal
que uso dois pares de meias grossas
mal consigo calçar as botas.
Já nem se vê as gaivotas,
que por aqui costumam andar
Devem tar em casa
com o lume a atear
Para aquecer a asa
 
Eu sei que isto logo passa
Mas faz doer as articulações
Apetece-me andar de calçoes
e de chinelos de enfiar
Não, não tou a gozar
É o que me apetece fazer
Em vez de usar um kispo
e botas a condizer.
 
A malta na rua
só se lhe vê os olhinhos
Cachecóis bem grossinhos
Nem conseguem ver a lua
Com o barrete encafuado
São como as mulas,
nem conseguem olhar pro lado…
E vestem tantas camisolas
Que parecem bolas
mal se conseguem mexer.
Parece que vão a rebolar.
 
E de manhã? Nem apetece levantar.
so tenho a cabeça de fora
Mas o alarme grita
“Vamos lá embora”
trabalhar pra ganhar guita.
E depois de uma hora
Lá me levanto contrariado.
Tomar um banho demorado
E deixo a água a aquecer.
Quase a pontos de ferver.
Para ficar bem acordado.
 
E prontos
tá o poema acabado.
Deixe uma Resposta

